Uma breve reflexão sobre a Tecnologia Educacional
“Não somos mais apenas o que sabemos.”
- Pierre Lévy
- Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
Quando
nos questionamos sobre o uso das TIC nas escolas, devemos saber
direcionar a pergunta para o verdadeiro problema: Por quê não
deveríamos utilizá-las na escola? Essas estão tão presentes nos
mais diversos contextos de nossas vidas que simplesmente não os
imaginamos sem as TIC. Então, por quê a resistência em utilizá-las
no ambiente escolar? Será essa uma dimensão tão afastada de nossa
“vida real” que deve ser diferente do resto de nosso cotidiano?
Aqui mora o problema. Nos tornamos tão ortodoxos e tradicionais
quando falamos em educação que, mesmo adotando ideologias e métodos
ditos radicais e modernos, ficamos amarrados ao conservadorismo que
remonta aos tempos dos jesuítas.
- Que respostas geralmente ouvimos quando questionamos acerca desse assunto?
Muitas
respostas conservadoras, neoconservadoras e poucas liberais. Como
dito anteriormente, poucos são os que adotam uma postura, teórica e
inerentemente prática, moderna e eficiente. Outros se munem de um
discurso aparentemente liberal, mas por presença de ignorância ou
até mesmo hipocrisia, sua práxis não conhece o teor epistemológico
das TIC na Educação.
- Teria por acaso ouvido que precisamos preparar os educandos para o mercado de trabalho?
A
educação tem sido desde muito tempo mercadológica. Ou seja, um
produto com fins comerciais, de geração de capital. Seja em seu
fim, na criação de mão de obra para o mercado de trabalho, seja em
seus meios, a criação do mercado de ensino, com escolas
particulares, “cursinhos”, aulas de “banca”, etc. Dito isso,
é fácil entender porque facilmente ouvimos esse tipo de opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário